Meu coração é BU

PÁSCOA

                                                          A PÁSCOA
 
A origem da páscoa, isto é, a verdadeira páscoa, que é bíblica, ela se encontra no livro de Êxodo, capítulo 12, onde o Senhor declara uma série de ordenanças ao seu povo, Israel, para ser lembrada à posteridade, e cumprida. Isto é, a páscoa foi instituída por Deus para Israel. E o significado desta festa se encontra no versículo 12, onde se diz o seguinte: "Porque naquela noite passarei pela terra do Egito, e ferirei todos os primogênitos na terra do Egito, tanto dos homens como dos animais; e sobre todos os deuses do Egito executarei juízos; eu sou o Senhor". Tem-se aí portanto, o motivo da páscoa: A morte dos primogênitos dos egípcios, e a execução do juízo de Deus sobre todos os deuses egípcios. E em outras passagens, são reforçadas o sentido da Páscoa: "Quando, pois, tiverdes entrado na terra que o Senhor vos dará, como tem prometido, guardareis este culto. E quando vossos filhos vos perguntarem:
Que quereis dizer com este culto?
Respondereis: Este é o sacrifício da páscoa do Senhor, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriram os Egípcios, e livrou as nossas casas." (Êxodo 12:26,27).


O significado da páscoa também é a da libertação do jugo dos egípcios (Êxodo 12:42): "Esta é uma noite que se deve guardar ao Senhor, porque os tirou da terra do Egito...". Como se vê, o seu significado é bem diverso daquele que o mundo vê: a ressurreição do Senhor Jesus; pois, não existem bases sólidas para tal argumento, visto que a ressurreição foi uma conseqüência da perfeição do Senhor Jesus, uma vez que ele não cometeu nenhum pecado, portanto, não poderia permanecer morto. E também, a garantia da Sua vitória sobre a Morte, fazendo valer assim a Sua promessa de vida eterna, a plena, para todos aqueles que creram e se entregaram a Ele. Mas em nenhuma parte das Escrituras diz que a páscoa é a comemoração da ressurreição do Senhor; nem no Velho, quanto mais no Novo Testamento. Portanto, ao se tratar de definir um sentido diferente daquilo que Deus estabeleceu para uma festa por Ele ordenado, é o mesmo que estivesse torcendo e distorcendo a Sua Palavra. Sejam quais os motivos apresentados. Os pães ázimos - isto é, pães sem fermentos - fazem parte do preceito bíblico para a comemoração da verdadeira páscoa, que é judaica.

PÁSCOA, OU A CEIA DO SENHOR? O próprio Senhor Jesus, quando instituiu a Ceia do Senhor, se deu no dia da páscoa (Mateus 26:17-19; Marcos 14:12-16; Lucas 22:7-13), e não foi pela Sua ressurreição que ele a instituiu, e sim, em memorial a Ele, e anunciando a Sua morte, até que Ele venha  buscar a igreja fiel (I Coríntios 11:26). Isto é, a Ceia do Senhor se deu justamente na páscoa porque, a verdadeira páscoa era Ele (I Coríntios 5:7), que estava preparado para morrer pelos nossos pecados - a de ser crucificado. Por isso que foi chamado de Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo (João 1:29), porque Ele é o Cordeiro a ser sacrificado, a páscoa, para derramar o Seu sangue pelos nossos pecados; pois, sem tal sacrifício, nenhum homem poderia aproximar de Deus, e entrar em comunhão com Ele, ganhando assim a vida eterna. Razão pelo qual, uma vez feito tal sacrifício, o único verdadeiro e perfeito, deixaria de ter sentido a páscoa, uma vez que o antigo pacto foi consumado. Foi por essa razão que o Senhor Jesus se reuniu com os seus discípulos, para realizar a última páscoa - a válida - e estabelecer o novo pacto, mais abrangente, e debaixo da graça: a Ceia do Senhor.
O nosso alvo é a importância da morte do Senhor Jesus, e devemos nos lembrar disso, até a volta d'Ele, para buscar a igreja fiel; isto é, devemos lembrar da Sua morte na Ceia do Senhor.
O pão simboliza o corpo de Cristo, o vinho(suco de uva) o sangue derramado na cruz e o cordeiro a figura do próprio senhor JESUS. Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.




 

8 comentários :

  1. Lindo Carmem! Não devemos nos esquecer do verdadeiro significado da Pascoa. Amei esta postagem. Bom domingo. Bjs.

    Jussara
    Caminhando na Arte

    ResponderExcluir
  2. :c
    olá mirtes
    adorei tua postagem da páscoa ficou jóia!
    parabéns!!!!!!!

    bjinho

    ResponderExcluir
  3. OLÁ QUERIDA CARMEN!
    PASSANDO PARA ESPIAR TUA POSTAGEM!
    PARABÉNS, ESTE É O REAL SIGNIFICADO DA PÁSCOA!
    "CELEBREMOS A VERDADEIRA PÁSCOA JESUS!"

    OBRIGADA POR ACEITAR MINHA PROPOSTA!
    TENHA UMA NOITE ABENÇOADA EUMA SEMANA MUITO PRODUTIVA!
    ABRAÇOS!

    ResponderExcluir
  4. @Blogueira Unidas - Oficial

    Eu quem agradece minha querida por você ter aberto espaço para que eu pudesse entrar e fazer parte dessa linda familia que são as BU.

    ResponderExcluir
  5. @Verinha

    Obrigado querida, vc sempre prestigiando vlw mwsmo.

    ResponderExcluir
  6. @Jussara Silva

    Obrigado querida pela gentileza amos vcs BU

    ResponderExcluir
  7. Odorei flor meus parabéns tenha um dia maravilhoso

    Beijokas da Danzoka

    :n

    ResponderExcluir
  8. Oi, vi seu blog na lista do blog " Siga-me ",vim conhecer e já estou te seguindo, vem seguir o meu também, obrigada, bjus!http://fatimaartespontocruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Não saia sem comentar, seu comentário é muito importante para mim.
Xero com carinho

carmenmirtes@gmail.com

 

>